quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Casamento e o Grande Plano de Felicidade


Élder Joe J. Christensen

Discurso publicado na Aliahona de julho de 1995

Gostaria de Falar-lhes a respeito do casamento. Aqui estão oito sugestões práticas que, espero, sejam de valor para fortalecer nosso casamento, agora e no futuro.

1. Lembrem-se da importancia fundamental do casamento

Ouçam as seguintes palavras do Élder Bruce R. McConkie, com relação à importancia do casamento no "grande plano de felicidade" do Pai Celestial (alma 42:8):

"Desde o instante em que nascemos na mortalidade até o dia em que nos casamos no templo, todo o plano do evangelho tem a finalidade de preparar-nos e qualificar-nos para entrar na santa ordem do casamento que nos torna marido e mulher nesta vida e na próxima...

Não há neste mundo tão importante quanto a criação e o aperfeiçoamento da unidade familiar"

2. Orem pelo sucesso de seu casamento

Há alguns anos, quando era comum as Autoridades Gerais visitarem as missões e entrevistarem todos os missionaários, o Élder Spencer W. Kimball, na ocasião, membro do Quórum dos Doze, estava entrevistando um élder prestes a terminar a missão.

"Élder, quando for desobrigado, o que pretende fazer?"

"Bem, pretendo voltar para a faculdade", e então, com um sorriso disse: "Espero me apaixonar e casar."

O Élder Kimball deu este sábio conselho: "Bem, não ore simplesmente para se casar com a pessoa que amar. Ore para amar a pessoa com quem casar."

Devemos orar para nos tornar-mos mais gentis, amáveis, humildes, pacientes, prontos a perdoar e, principalmente, menos egoístas. A fim de reconhecermos os problemas ou fraquezas pessoais que nos impedem de sermos melhores companheiros no casamento, devemos orar ao Senhor e colher os benefícios desta grande promessa contida no Livro de Mórmon: "Se os homens vierem a mim, mostrar-lhe-ei sua fraqueza(...) porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles." (Éter 12:27)

É por essa razão que precisamos orar. Muitos líderes da Igreja e terapeutas revelam não ter visto casamentos com sérios problemas quando os cônjuges oravam juntos diariamente. Quando surgem os problemas e o casamento é ameaçado , a oração em conjunto pode ser o remédio mais eficaz.

3. Ouçam

Prestem atenção no que seu conjuge diz; reservem um tempo para conversar. Conversem e avaliem seu desempenho como os companheiros no casamento. O Irmão Brent Barlow fez a seguinte pergunta a um grupo de portadores do sacerdócio: "Quantos aqui gostariam de receber revelação?" Todas as ãos se ergueram . Ele recomendou que todos fossem para casa e perguntassem à esposa como poderiam ser melhores maridos. e disse: "Segui meu próprio conselho e tive uma conversa bastante produtiva com (minha esposa) Susan durante mais de uma hora naquela tarde! Uma conversa desse tipo pode ser uma revelação para qulquer um de nós.

Alguém já ouviu a esposa dizer algo parecido com o que ouvi outro dia: "Joe, está me ouvindo?"Ela não foi a única a fazer essa pergunta. Algum tempo atrás, eu estava tirando uma soneca e nossa netinha, Allison, aproximou-se, levantou uma das minhas pálpebras e e pergunotu: "Vovô, você está ai?"Sempre deve haver "alguém ai" para responder ao nosso companheiro

4. Evitem ser demasiadamente implicantes

"Não criteiquem os erros do outro. Reconheçam que nenhum de nós é perfeito. todos temos que percorrer um longo caminho até nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, de modo que nossos líderes têm nos recomendado. Ao sermos "demasiadamente implicantes" (como disse o presidente Kamball) podemos acabar com qualquer casamento. De modo geral, todos reconhecemos nossas fraquezas e não precisamos ser lembrados delas com frequencia. Poucas pessoas melhoraram em consequencia de ouvirem críticas e reclamações constantes. Se não formos cuidadosos, aquilo que pensamos ser crítica construtiva, na verdade torna-se destrutivo.

Em certas ocasiões é meçlhor ficarmos calados. A Irmã Lola Walters, quando recém-casada, leu em uma revista que, para fortalecer o casamento, marido e mulher deveriam regularmente expor com franqueza as coisas que os aborreciam no comportamento do cônjuge. Ela escreveu: "Íamos dizer cinco doisas que nos aborreciam e eu começei... Disse a meu marido que não gostava de maneira como ele comia pomelo. Ele a desacscava e comia como se fosse uma laranja! Eu não conhecia ninguém que comesse pomelo daquela maneira. Como essa palher passaria toda a vida, e até mesmo a eternidade, vendo o marido comer pomelo como se fosse laranja?"...

"Após terminar (meus cinco itens), chegou a vez de ele dizer o que ele não gostava em mim... (ele) disse: "Bom, para falar a verdade, não consigo pensar em nada que não goste em você, querida". Engoli em seco. virei-me rapidamente, porque não queria que visse as lágrimas que me enchiam os olhs e escorriam-me o rosto".

A Irmã Walters finalizou dizendo: "Sempre ouço falar em incompatibilidade no casamento, fico imaginando se não estão sofrendo daquilo que agora chamo de sindrome do pomelo. Sim, em certas ocasiõs em melhor ficarmos calados.


5. Mantenham acesa a chama do namoro.

Reservem tempo para estarem juntos - só os dois. Tão importante quanto estar com os filhos, em família, é ter um tempo junto a sós. Se fizerem isso, seis filhos saberão que consideram o casamento algo muito importante que requer cuidados. Para isso é necessário tomar uma decisão, planejar e reservar tempo. Não é preciso fazer algo dispendioso. O mais importante será o tempo que passarem juntos.

6. Diga prontamente: "Desculpe-me"

Por mais difícil que seja formular as palavras, sejam rápidos em dizer "Por favor, desculpe-me", ainda que não tenha toda a culpa. Aqueles que estão dispostos a dmitir prontamente os próprios erros e as ofensas conseguem desenvolver o verdadeiro amor. Quando surgirem diferenças, é importante sermos capazes de conversar a respeito delas e resolvê-las: Há momentos, porém, em que é melhor esperar um pouco. É importante morder a língua, contar a té dez ou, se preciso, até cem. E, ocasionalmente, se deixarmos a poeira assentar, encararemos o problema com mais tranquilidade, mais calma e com maior probabilidade de chegar a uma solução.

Ás vezes ouvimos alguém dizer: "Estamos casdados há cinquenta anos e nunca tivemos uma divergencia de opinião". Se isso é verdade, então um dos conjuges é totalmente dominado pelo outro, ou como alguém disse, "desconhece a verdade". Qualquer casal inteligente tem divergências. O desafio é termos certeza de que sabemos resolvê-las. Isso faz parte do processo de melhoria de um bom casamento.

7. Aprendam a viver de acordo com suas posses

Alguns dos maiores problemas do casamento ocorrem na área financeira. A "American Bar Association" (Ordem dos Advogados) (...) revelou que 89% de todos os divórcios decorrentes de discórdias e acusações relacionadas a dinheiro". Adiem ou abram mão de alguma aquisição a fim de não sairem do orçamento. Paguem o dízimo em primeiro lugar e evitemd ívidas dentrodo possível. Lembrem-se que gastar conquenta reais a mais é igual a miséria. Talvez tenha chegado a hora de pegar a tesoura, os cartões de crédito e realizar aquilo que o Elder Holland chamou de ¨cirurgia plástica"

8. Sejam verdadeiros companheiros nas responsabilidades do lar e da família

Não sejam como o marido que fica sentado esperando ser servido, achando que sua obrigação é prover o sustento da família enquanto a esposa é a única responsável pela casa e pelos filhos. Cuidar do lar e da família é responsabilidade de mais de uma pessoa. Lembrem-se de que estão juntos nessa parceria. Bárbara e eu descobrimos que conseguimos arrumar a cama todas as manhães em menos de um minuto e ela fica arruada o dia todo. Ela diz que me deixa ajudá-la para que eu me sinta bem comigo mesmo durante todo o dia, e acho que é verdade.

Reservem tempo para estudar as escrituras juntos e sigam este sábio conselho do Prtesidente Kimball: "Se marido e mulher vão frequentemente ao templo sagrado juntos, ajoelham-se em oração no lar e com a família, vão juntos às reuniões da igreja, vivem uma vida mental e fisicamente casta (...)e trabalham na edificação do reino de Deus, significam que estão no auge da felicidade".

Em resumo:

  • Lembrem-se da importancia fundamental do casamento.
  • Orem pelo sucesso dos eu casamento
  • Ouçam.
  • Evitem ser "demasiadamente implicantes".
  • Mantenha acesa achama do namoro.
  • Digam prontamente "sinto muito"
  • Aprendam a viver de acordo com suas posses.
  • Sejam verdadeiros companheiros na responsabilidade do lar e da família.

Testifico-lhes que Jesus é o Cristo. O sepulcro estava vazio naquele terceiro dia e "Assim como todos morre em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (I Coríntios 15:22). Deste modo, com gratidão pelo poder selador existente no evangelho restaurado de Jesus Cristo, dizemos confiantemente as palavras do poema: "Eu te amarei ainda mais depois da morte". Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Ouvi minha voz e segui-me

Doutrina e Convênios é a palavra do Senhor Jesus Cristo revelada a seu povo nestes últimos dias, e, atrvés deste livro, podemos aprender a seguir o mestre.

Quando o jovem Joseph Smith teve a primeira visão, quebrou-se o silêncio de séculos. Mais uma vez ouviu-se a voz do Senhor e revelações foram dadas aos filhos de Deus. Muitas revelaões seguiram-se a essa primeira visão, em preparação para o restabelecimento da Igreja de Jesus Cristo na terra.

O Senhor deixou claro para Joseph Smith que as revelações que estavam recebendo eram de Deus, e não de homem. Em junho de 1829, após dar instruções e encorajar Joseph e Oliver Cowdery, o Senhor disse:

"E eu, Jesus Cristo, vosso Senhor e vosso Deus, o disse. Estas palavras são, não de hoemns ou de um homem, mas minhas; portanto, vós testificareis que são minhhas e não de homem. Pois é a minha vozque vo-las diz; pois são dadas pelo meu Espírito, e pelo meu poder vós as podeis ler uns para os outros ; e, se não fosse pelo meu poder, não as poderieis ter. ortanto, podeis testificar que ouvistes a minha voz, e conheceis as minhas palavras" (D&C 18:33-36)

O Élder Neal A. Maxwell afirmou: "A maioria dos individuos, se lhe perguntassem qual o livro de escrituras que proporrciona a maior oportunidade de "ouvir" o Senhor falando, pensaria, primeiramente, no Novo Testamento. O Novo Testamento é uma coleção maravilhosa das muitas ações e de muitas doutrinas do Messias. No entanto, em Doutrina e Convênios temos, não somente a voz, mas , mas a palavra do Senhor. Quase podemos ouuvi-lo falar. Se quisermos o caráter e o poder doSalvador, devemos ler suas palavras registradas em Doutrina e Convênios.
Nas primeiras linhas do livro, ouvimos o Salvador falando a todos os povos do mundo: "Escutai, ó povo de terras longuinquas, e vós que habitais as ilhas do mar, escutais juntamente" (D&C 1:1)

O evangelho do Senhor suas instruções, preocupação e doutrinas, ficam evidentes em todas as páginas deste livro.


Revelações continuam a ser acrescentadas a Doutrina e Convênios



O Élder James E. Faust , declarou: "De todos os livros e escrituras ...Doutrina e Convênios é único porque, diferentemente do Livro de Apócalispse, não está terminnado. O Senhor tem feito declarações contemporâneas à geração de nossos bisavós, avós e pais, e tembém e a nós e nossos filhos."

Sempre que o Senhor tiver doutrinas a revelar, ao seu povo, Ele o fará por meio do profeta. O profeta do Senhor, o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é a única pessoa na terra que pode receber revelações para a Igreja. As revelações registradas em Doutrina e Convênios foram dadas por intermédio de Joseph Smith, Brigham young, Wildford Woodruff, Joseph F. Smith e Spencer W. Kimball.

Algumas pessoas indagam porque tantas revelações de Doutrina e Convênios foram dadas nos primeiros anos da Igreja, e porque tão poucas têm sido acrescentadas no decorrer dos anos. O Élder John A. Widtsoe, que serviu de membro do Quorum dos Doze de 1921 a 1952, comentou esse assunto:


"Há... necessidade de revelação contínua. Contudo, precisamos entender que existe duas classes de revelação dadas por Deus ao homem. A primeira trata da estrutura e conteúdo do plano de salvação. Uma vezdada, não precisa ser repetida. Adão recebeu essa revelação, bem como a autoridade do Sacerdócio, uma visão de toda a história do homem, no passado, presente e futuro e o esboço de seus deveres para ganhar a salvação. Cristo deu a maesma revelação ao homem na sua dispensação. Joseph Smith também a recebeu. A base, ou plataforma, uma vez dada, não precisa ser dada novamente, a não ser que os homens abandonem a verdade.

Assim, pois, foram dadas a Joseph smith revelações para ensinar novamente o plano de salvação, e para restabelecer o evangelho na terra. Uma vez colocado esse alicerce, muitas poucas revelações escritas foram acrescentadas. Insto não significa que as revelações sejam menos frequentes agora. Elas são dadas hoje, como sempre para atender às mudanças de condições e a novos problemas. Muitas revelações são princípios já aplicados nas escrituras.

O Livro de Mórmon veio da terra , e Doutrina e Convênios contém revelações do céu. Juntos, estes dois registros ajudam a cumprir a profecia de Enoque sobre como o Senhor preservará seu povo nos últimos dias. Quando lemos estas escrituras sagradas, podemos testificar pessoalmente que ouvimos a voz do Senhor e conhecemos suas palavras (D&C 18:36). Então, devemos seguir o Senhor como ele nos ordenou (D&C 38:22).


Cada um desses dois grandeslivros de escrituras SUD contem o conhecimento e o poder para ajudar-nos a viver melhor,numa época de grande iniquidade e pecado. Aqueles que estudarem atenta e fervorosamente as páginas desses livros, encontrarão conforto, conselhos, orientação e um poder sereno para melhorar sua vida.











Testemunho Pessoal



"E vimos e testificamos que o ai enviou seu Filho para Salvador do mundo" (I João 4:14)


Podemos fortalecer nosso testemunho do Pai e de seu Filho, Jesus Cristo



Gandes homens e mulheres, em todos os tempos, testificaram que sabem que Deus vive e revela sua palavra a seus filhos. Adão, Eva, Enoque, o irmão de Jared, Moisés, Sariah, Néfi, Maria, Marta, Ana, João, o revelador, o Apóstolo Paulo, Joseph Smith, nosso profeta vivo e outros prestaram testemunho das revelações do Senhor à humandade. Um testemunho forte e duradouro da verdade deve ser o grande desejo e meta de nossa vida.

O Presidente Ezra Taft Benson junta sua voz às vozes de milhões de santos dos últimos dias que proclamam seu testemunho de Cristo e sua Igreja: "Testifico que Cristo nasceu na mortalidade, tendo por mãe Maria, e nosso Pai Celestial como pai...Testifico que Deus, por meio do Livro de Mórmon, provê para nosso dia prova tangível de que Jesus é o Cristo, e que Joseph Smith é o seu Profeta... Testifico-vos que a plenitude da alegria só se consegue pela expiação de Jesus Cristo e pela obediência a todas as leis e ordenanças do evangelho, encontradas unicamente em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias"

O desejo é o início de uum testemunho pessoal



Depois de ouvir uma Autoridade Geral prestar testemunho de Jesus Cristo, numa sessão de conferencia geral, uma pessoa não membro comentou com seu companheiro: - Sabe, eu daria tudo o que tenho para saber se o que esse orador disse hoje é verdade.

Quantos de nós temos o mesmo desejo de saber, sem sombra de dúvida, que Deus vive? O primeiro passo para se adquirir um testemunho pessoa é desejá-lo. Quando Alma ensinava aos zoramitas, muitos pobres lhe perguntaram como poderiam adorar a Deus, uma vez que haviam sido proibidos de fazê-lo em suas igrejas. Alma viu que eles eram verdadeiramente humildes e, portanto era possível eniná-los. Então, comparou a palavra de Deus a uma semente e prometeu ue, devido a seu grande desejo de acreditar, a semente da fé germinaria e cresceria. Prometeu-lhes ainda que colheriam a vida eterna como recompensa de sua fé, se nutrissem essa semente com zelo, paciência e perseverança (Alma 32:4-43)

O testemunho precisa ser alimentado constantemente


Não impora se somos recém-conversos ou temos um testemunho há muitos anos; o testemunho firme precisa de alimento constante. A paz, o otimismo e a confiança resultantes do testemunho pessoal aumentarão, à medida que buscarmos o Senhor em retidão.

O Presidente Harold B. Lee aconselhou: "Testemunho
não é algo que se tem hoje e que vai ter para sempre. Ele é frágil e tão difícil de reter quanto um raio de luar. É algo que temos de reconquistar todos os dias da vida". Se nosso testemunho não está crescendo, correrá o perigode enfraquecer. Como estão nossos testemunhos hoje? Teos de nos examinar a nós mesmos. Se não estivermos mais fortes do que estávamos do que estávamoshá um ano, devemos buscar ajuda do Senhor e descobrir meos específicos de melhorar.

Certa irmã foi criada num lar que vivenciavam os ensinamentos do evangelho. Ela participava de todos os programas da Igreja e tinha contato diário com outros membros. A Igreja foi seu modp de viida, até que precisou mudar com a família para outra comunidade, passando a viver num ambiente totalmente estranho. Nessa cidade,onde os mórmons eram minoria, ela viu seu modo de vida subitamente desenrraigado. O contato com outros santos era limitado, e seu testemunho e cohecimento do evangelho se viram desafiados. Com o coração firmemente estabelecido nos princípios que havia aprendido, procurou fortalecer seu testemunho pessoal, a fim de conseguir suportar todas as pressões externas. Através de fervorosas orações, estudo e cumprimento das leis do evangelho, essa irmã adquiriu um testemunho próprio que se tornou uma luz para sua família e amigos. Ela e o marido tornaram-se líderes fortes no seu pequeno ramo.

Essa irmã descobriu que a veracidade da declaração do Profeta Joseph a respeito de como alimentar nossos testemunho e conhecimento de Deus: "Como os homens obtêm conhecimento da glória de Deus, suas perfeições e atributos? Devotando-se ao seu serviço por meio da oração e súplica, fortalecendo incessantemente sua fé nele até que como Enoque, o irmão de Jared e Moisés, obtenham uma manifestação de Deus".

A compreensão do evangelho e o entendimento da naturezae glória de Deus crescem com o testemunho.

Uma das maneiras mais importantes de alimentarmos o testemunho é compartilhá-lo com outros. Compartilhar o testemunho edifica os outros e traz maior luz e mais bênçãos à nossa própria vida. O Élder Joseph B. Wirthlin sugere "que plantemos em nosso coração a semente do testemunho a firme e inabalável convicção da veracidade e divindade do evangelho que podemos compartilhar liberalmente com poder e persuasão. Humildes fevorosos testemunhos prestados por inspiração do Espírito podem causar efeitos de amplas consequencias".

Se tivermos o forte desejo de obter um testemunho e nos empenharmos diariamente para conservá-lo, o Senhor nos abençoará com conhecimento crescente dele e de seu Filho. E seremos suficientemente fortes para suportar qualquer desafio que a vida nos apresentar.