quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tende Bom Ânimo


"Tende bom ânimo, pois vos guiarei " (D&C 78:18)


Uma atitude de contentamento e bom animo dá equilíbrio à vida e está em harmonia como plano do evangelho.







Num serão para casados, o Presidente Gordon B. Hinckley citouu Jenkin Lloyd Jones, colunista de um jornal, que disse: "A vida é como uma viagem de trem nos velhos tempos: atrasos, desvios, fumaça,poeira, cinzas, solavancos, intercalados apenas ocasionalmente por belas paisagens e emocionantes arrancos de velocidade. O truque é saber agradecer ao Senhor pelo passeio!". Então o Presidente Hinckley acrescentou: "O truque, meus irmãos, é apreciar a jornada."

Apreciar a jornada da vida , é muitas vezes, uma questão de atitude. O Senhor aconselhou a "termos bom ânimo" (D&C 78:18).

Um velho ditado lembra-nos que a xícara com líquido até a metade pode ser considerada meio vazia ou meio cheia. Se a enxergarmos como meio vazia, insistindo nos aspectos negativos da vida, poderemos ser dominados pelos desafios, complexidades e dificuldades. No entanto, as escrituras nos ensinam que o Pai Celestial deseja que sejamos felizes e tenhamos alegria na mortalidade. O Livro de Mórmon ensina que "os homens existem para que tenham alegria" (2 Néfi 2:25). A vida mortal é um tempo para adquirirmos experiências e trabalharmos por nossa salvação. Sendo pessimistas e negativistas em relação às nossas expeirências , não tiraremos delas todo o proveito possível.

Se estivermos determinadas a ter bom ânimo, ajudaremos a nós mesmos e aos outros a "apreciar a jornada" mais plenamente. O Élder Boyd K. Packer disse: "Um bom senso de humor é característica da pessoa bem equilibrada."

Os profetas sempre aparentaram ter bom senso de humor bastante perspicaz e agradável. A despeito de estarem tratando das coisas mais sérias e, às vezes, mais difíceis e trágicas da vida, os irmãos podem sempre sorrir. O Élder William M.allred diz que, certa vez, ouviu o profeta justificar-se por estar jogando bola com os meninos, contanto esta história:

"Certo profeta estava sentado à sombra de uma árvore, descansando, quando passou um caçador carregando seu arco e flecha e o censurou. O profeta perguntou-lhe então se ele conservava seu arco sempre resetado. O caçador respondeu que não. O profeta quis saber por que não, e ele disse que era para não perder sua elasticidade. O profeta disse que o mesmo aconteceria com sua mente, se a mantivesse constantemente tensa."

ao mesmo tempo que o Senhor nos encoraja a termos bom ânimo. ele condena a leviandade, que significa tratar as coisas sagradas sem seriedade. "Assim como há 'tempo para rir', também ha tempo para não rior, quando não é apropriado (Eclesiastes 3:4).Opró´ro Senhor aconselhou: " Cessai de todas as vossas conversaslevianas, de toda gargalhada, de todos os vossos desejos de cobiça, detodo vosso orgulho e leviandade" (D&C 88:121). "Ponde para bem longe de vós os pensamentos ociosos e o excesso de hilaridade" (D&C 88:69). É bom ressaltar que a revelação acima foi dada àqueles que frequetavam a escola dos profetas, - ocasião sagrada em que tal comportamento era impróprio - não condenando de forma alguma o riso e alegria em todas as ocasiões."


O Senhor advertiu-nos a "não brincar com as coisas sagradas" (D&C 6:12). Encontramos exemplos, de tais brincadeiras em conversas corriqueiras, na televisão, cinema, letra de canções populares e programas humoristicos. Os noms da Deidade, bem como outros assuntos sagrados, são geralmente profanados de maneira corriqueira. O Livro de Mórmon registra algumas razões da iniquidade dos nefitas e de sas derrotas nas batalhas, sendo uma delas a atitude de "(Zombar) de tudo quanto era sagrado" (Helamã 4:12). Esse tipo de comportamento é um sacrilégio e não pode existir na vidade de um santo dos últimos dias.

Diz-se que o caráter de uma pessoa se revela através dos motivos pelos quais ela ri. o Élder richard L. Evans observou: "O humor é essencial para uma vida plena e feliz. Ele nos alivia e relaxa das pressõees e tensões, e até mesmo nos salva em muitas situações. Porém, há diferentes tipos de humor, insirados por diferentes espíritos,alguns sinceros, outros inaceitáveis. A presunção de que algo sugestivo,leviano ou sujo seja aceitável em determinado tipo de audiência e não em outra, é duvidosa . Qualqer coisa imunda ou basicamente suja não é adequada para nenhum tipo de audiência".


Quase no fim da vida, tendo sido provado ao extremo, o Profeta Joseph Smith declarou que o evangelho é uma voz de alegria, que deveríamos rejubilar-nos e ser muito alegres, como registrado em Doutrina e Convênios 128: 19,22.

O Presidente Gordon B. Hinckley fez eco a tais palavras, aconselhando-nos: "Regozijai-vos por serdes membros da igreja. em que outraparte em todo o mundo podeis encontrar uma sociedade igual? Aprecai vossa atividade. Há cinquenta anos , quando missionário em Londres, meu companheiro e eu apertávamos as mãos um do outro pela manhã diziamos:' A vida é boa'. A vida no serviço ao Senhor é boa. É bela, é compensadora. Sede felizes naquilo que fazeis.Cultivai um espírito de alegria no lar. Sobrepujai todos os elementos de ira, impaciência e conversa inadequada. Deixai que a luz do evangelho brilhe em vosso semblante onde quer que estejais e em tudo o que fizerdes."

Verdadeiramente, como santos dos últimos dias, temos todos os motivos para sentirmos bom ânimo e alegria.


Preparar-se para entrar no Templo
















Crer no Pai Celestial, em Jesus Cristo e no Espírito Santo.

Desenvolver um testemunho da Expiação de Jesus Cristo e do evangelho restaurado.
Apoiar e seguir o profeta vivo.

Qualificar-se para uma recomendação para o templo sendo moralmente limpa, guardando a Palavra de Sabedoria, pagando o dízimo integral e vivendo em harmonia com o ensinamentos da Igreja.

Doar tempo, talento e recursos para ajudar a edificar o reino de Deus.

Participar do trabalho de história da família.

Ser ensinável e reverente.

Vestir-se demodo recatado e assead
o.

Olha o que acontece se ficarmos esperando a perfeição




Pessoas perfeitas não existem. Existem pessoas dignas e de caráter. Procuremos isso quando estivermoso procurando nosso par ideal.