terça-feira, 20 de setembro de 2011

A alegria da música


A música edificante pode ser uma forma de alegria e inspiração


Desde a restauração do evangelho, a música, ou mais espeficicamente o cântico de hinos, tem sido uma forma elevada de adoração. Poucos meses após a organização da Igreja, em 1830, o Senhor instruiu Emma Smith a fazer uma seleção de Hinos (D&C 25:11). Essa seleção foi publicada em 1835. Hoje, os líderes encorajam-nos a aprender e cantar os hinos nas reuniões. A Primeira Presidência declarou:

"A música inspiradora é parte essencialde nossas reuniões na Igreja. Os hinos invocam o Espírito do Senhor, criam um clima de reverência, unificam-nos como membros e proporcionam-nos um meio de loucvar ao Senhor. Alguns dos maiores sermões são pregados através do cântico de hinos. Eles induzem-nos ao arrependimento e às boas obras, fortalecem o testemunho e a fé, confortam os deprimidos, consolam os que choram e inspiram-nos a perseverar até o fim."

Os hinos podem verdadeiramenter confortar-nos e elevar o espírito. muitas irmãs sentem esse rejuvenecimento espiritual ao comparecerem semanalmente às reuniões. um irmão chegou a Igreja atrasado e frustrado certa manhã de domingo, mas o espírito se elevou, quando entrou na capela:
"Ao passar perto da sala da Sociedade deSocorro, meu estado de espírito mudou. Ouvi as irmãs contando: "Deus é Amor". À medida que a letra do hino invadia minh mente, a música tocou-me o coração. Senti o espírito do evangelho e gratidão por poder juntar-me aos amigos e irmaos da ala para adoração. Deixei para trás as pressões e frustrações que me vinham abatendo momentos antes. Poucos passos além,, ouvi a bela combinação de três grupos cantando: as vozes do sacerdócio e as vozes vivas das crianças, misturando-se às vozes doces das irmãs. Pensei comigo mesmo: como é bonito iniciarmos as reuniões com música, unindo nossas vozes às de outros mesmbros numa expressão unificada de fé, prece, gratidão e amor".

Os hinos ajuda-nos a ensinar os princípios do evangelho. Quando jovem e pesquisando a Igreja do Hawai, Walter Teruya compareceu a uma reunião sacramental. Várias coisas o impressionaram; porém, a recordação mais significativadaquela experiência foi ler no hinário a letra do hino que a congregação cantava "Que manhã maravilhosa". ele ficou maravilhdo com a nova doutrina expressa no hino. Enquanto lia que Deus, o Pai e Seu Filho tinham aparecido a joseph Smith, recebeu um testemunho pessoal de que aquilo era verdadeiro. Esse é o poder que os hinos podem ter em nossa vida.

Alem do canto congregacional, os hinos e outras músicas sacras enriquecem as reuniões com solos e apresentações de pequenos grupos vocais ou instrumentais. O prelúdio musical nos prepara adequadamente para as reuniões ao sairmos; Coros de ala e outros coros também proporcionam oportunidades de muitas pessoas contribuirem para a espiritualidade das reuniões, bem como enriquecer a própria vida.

A música abençoa todos os lares. Ela une a família e acalma espíritos atormentados. Torna o trabvalho mais leve, cria lembranças e contribui para um sentimentode felicidade e diversão no lar ou onde quer que a família se encontre. Muitos gostam de cantar enquanto viajam, passeiam, acampam ou trabalham juntos. A noite familiar proporciona oportunidade decantarmos juntos os hinos, canções da Primária ou qualquer outro tipo de música , regularmente. Podemos apreciar em casa canções folclóricas que preservem a herança nacional e cultural. Os familiares se lembrarão por muito tempo das ocasiões em que cantaram músicas na época de Natal, Páscoa, feridados e aniversários. Familiares e migos podem reunir-se em ocasiões especiais para cantar em várias vozes e cultivar a música instrumental.

O uso frequente de hinos no lar pode ajudar-nos a ensinar preceitos do evangelho e melhorar a vida dos membros da família.Podemos estudar as mensagens, memorizar as letras, aprender as melodias e dar oportunidades à família de cantar os hinos de conjunto, desfrutando essa atividade. Até mesmo crianças pequenas podem aprender a cantar e gostar dos hinos mais cedo do que imaginamos.

A Primeira Presidência enfatizou que a música "tem poderes ilimitados para conduzir as famílias a uma espiritualidade maior e devoção ao evangelho". Encorajou-nos a fazer o hinário "ocupar um local proeminente entre as escrituras e outros livros religiosos no lar. Os hinos trazem um espírito de beleza e paz, e inspiram amor e união entre os homens da família. ensinai vossos filhos a amarem os hinos".

A música pode edificar-nos nas reuniões da Igreja, fortalecer-nos e unificar-nos no lar e nutrir nossa vida pessoal. Estejamos escutando um coral sacro ou uma grande sinfônica, emnpolgados élo ritmo da marcha ou com a linha melódica de uma canção folclórica, tocados pelo canto de uma criança ou por um hino suave, todos podemos ser edificados pela boa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário