terça-feira, 20 de setembro de 2011

A alegria da música


A música edificante pode ser uma forma de alegria e inspiração


Desde a restauração do evangelho, a música, ou mais espeficicamente o cântico de hinos, tem sido uma forma elevada de adoração. Poucos meses após a organização da Igreja, em 1830, o Senhor instruiu Emma Smith a fazer uma seleção de Hinos (D&C 25:11). Essa seleção foi publicada em 1835. Hoje, os líderes encorajam-nos a aprender e cantar os hinos nas reuniões. A Primeira Presidência declarou:

"A música inspiradora é parte essencialde nossas reuniões na Igreja. Os hinos invocam o Espírito do Senhor, criam um clima de reverência, unificam-nos como membros e proporcionam-nos um meio de loucvar ao Senhor. Alguns dos maiores sermões são pregados através do cântico de hinos. Eles induzem-nos ao arrependimento e às boas obras, fortalecem o testemunho e a fé, confortam os deprimidos, consolam os que choram e inspiram-nos a perseverar até o fim."

Os hinos podem verdadeiramenter confortar-nos e elevar o espírito. muitas irmãs sentem esse rejuvenecimento espiritual ao comparecerem semanalmente às reuniões. um irmão chegou a Igreja atrasado e frustrado certa manhã de domingo, mas o espírito se elevou, quando entrou na capela:
"Ao passar perto da sala da Sociedade deSocorro, meu estado de espírito mudou. Ouvi as irmãs contando: "Deus é Amor". À medida que a letra do hino invadia minh mente, a música tocou-me o coração. Senti o espírito do evangelho e gratidão por poder juntar-me aos amigos e irmaos da ala para adoração. Deixei para trás as pressões e frustrações que me vinham abatendo momentos antes. Poucos passos além,, ouvi a bela combinação de três grupos cantando: as vozes do sacerdócio e as vozes vivas das crianças, misturando-se às vozes doces das irmãs. Pensei comigo mesmo: como é bonito iniciarmos as reuniões com música, unindo nossas vozes às de outros mesmbros numa expressão unificada de fé, prece, gratidão e amor".

Os hinos ajuda-nos a ensinar os princípios do evangelho. Quando jovem e pesquisando a Igreja do Hawai, Walter Teruya compareceu a uma reunião sacramental. Várias coisas o impressionaram; porém, a recordação mais significativadaquela experiência foi ler no hinário a letra do hino que a congregação cantava "Que manhã maravilhosa". ele ficou maravilhdo com a nova doutrina expressa no hino. Enquanto lia que Deus, o Pai e Seu Filho tinham aparecido a joseph Smith, recebeu um testemunho pessoal de que aquilo era verdadeiro. Esse é o poder que os hinos podem ter em nossa vida.

Alem do canto congregacional, os hinos e outras músicas sacras enriquecem as reuniões com solos e apresentações de pequenos grupos vocais ou instrumentais. O prelúdio musical nos prepara adequadamente para as reuniões ao sairmos; Coros de ala e outros coros também proporcionam oportunidades de muitas pessoas contribuirem para a espiritualidade das reuniões, bem como enriquecer a própria vida.

A música abençoa todos os lares. Ela une a família e acalma espíritos atormentados. Torna o trabvalho mais leve, cria lembranças e contribui para um sentimentode felicidade e diversão no lar ou onde quer que a família se encontre. Muitos gostam de cantar enquanto viajam, passeiam, acampam ou trabalham juntos. A noite familiar proporciona oportunidade decantarmos juntos os hinos, canções da Primária ou qualquer outro tipo de música , regularmente. Podemos apreciar em casa canções folclóricas que preservem a herança nacional e cultural. Os familiares se lembrarão por muito tempo das ocasiões em que cantaram músicas na época de Natal, Páscoa, feridados e aniversários. Familiares e migos podem reunir-se em ocasiões especiais para cantar em várias vozes e cultivar a música instrumental.

O uso frequente de hinos no lar pode ajudar-nos a ensinar preceitos do evangelho e melhorar a vida dos membros da família.Podemos estudar as mensagens, memorizar as letras, aprender as melodias e dar oportunidades à família de cantar os hinos de conjunto, desfrutando essa atividade. Até mesmo crianças pequenas podem aprender a cantar e gostar dos hinos mais cedo do que imaginamos.

A Primeira Presidência enfatizou que a música "tem poderes ilimitados para conduzir as famílias a uma espiritualidade maior e devoção ao evangelho". Encorajou-nos a fazer o hinário "ocupar um local proeminente entre as escrituras e outros livros religiosos no lar. Os hinos trazem um espírito de beleza e paz, e inspiram amor e união entre os homens da família. ensinai vossos filhos a amarem os hinos".

A música pode edificar-nos nas reuniões da Igreja, fortalecer-nos e unificar-nos no lar e nutrir nossa vida pessoal. Estejamos escutando um coral sacro ou uma grande sinfônica, emnpolgados élo ritmo da marcha ou com a linha melódica de uma canção folclórica, tocados pelo canto de uma criança ou por um hino suave, todos podemos ser edificados pela boa música.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Milênio


A segunda vinda de Jesus Cristo iniciará um período de mil anos de paz, amor e alegria na Terra. Esse períodode mil anos chama-se milênio. As escrituras e os profetas nos ajudam a entender como seráviver na Terra durante o Milênio.

Divido à destruição dos iníquos na Segunda Vinda do salvador, somente as pessoas justas viverão na Terra no início do Milênio. Serão aqueles que viveram uma vida virtuosa e honesta. Essas pessoasherdarão o reino terrestre ou o celestial.


Durante o milênio, os mortais continuarão a viver na Terra e a ter filhos como temos agora. Joseph Smith disse que seres imortais visitarão a Terra com frequencia. Esses seres ressucitados ajudarão no governo e em outros trabalhos. As pessoas ainda terão livre arbítrio e por algum tempo muitos continuarão a acreditar em suas falsas religiões e idéias. No final, todos confessarão que Jesus Cristo é o Salvador.

Durate o milênio, Jesus "reinará pessoalmente na Terra" (Regrasde Fé 1:10). Joseph Smith explicou que Jesus reinará sobre os santos e descerá para instruir-nos.

Haverá dois grandes trabalhos para os memebros da Igreja durante o Milênio: o trabalho no templo envolve as ordenanças que são necessárias para a exaltação, que incluem o batismo , a imposição de mãos para o dom do Espírito Santo e as ordenanças do templo: a investidura, o casamento eterno, e o selamento de unidades familiares.

Muitos morreram sem receber essas ordenanças e as pessoas que estão na Terra precisam realizá-las em favor desses que faleceram. Esse trabalho está sendo feito hoje nos Templos do Senhor. Hámuito trabalho a ser feito antes do início do Milênio, por isso ele será completado durante esse período. Seres ressucitados nos ajudarão a corrigir erros que tenhamos cometido ao fazer pesquisas sobre nossos antepassados e nos ajudarão também a encontrar as informações necessárias para completar nossos registros.

O outro frande trabalho que será feito durante o milênio é o da obre missionária. O evangelho será ensinado com grande poder a todas as pessoas. No final, não haverá necessidade de se ensinarem osprincípios do evangelho "porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor " (Jeremias 31:34)

O Profeta joseph Smith ensinou que durante o milênio "a Terra será renovada e receberá sua glória paradisíaca" (Regras de Fé 1:10).

  • Satanás será aprisionado - Durante o Milênio, Satanás será aprisionado. Isso significa que ele não terá poder para tentar aqueles que estiverem vivendo nessa época (D&C 101:28). Os "filhos crescerão sem pecado para a salvação" (D&C 45:58). "E por casa da retidão (do) povo (do Senhor), Satanas não tem poder; portanto não pode ser solto pelo espaço de muitos anos; pois não tem poder sobre o coração do povo, porque vivem em retidão e o Santo de Israel reina" (I Néfi 22:26)
  • Paz na Terra - Durante o Milênio, não haverá guerra. As pessoas viverão juntas em paz e harmonia. As coisas que eram usadas para a guerra passarão a ser usadas com propósitos últeis. "Converterão as suas espadas em enxadões e suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra naçãoo, nem aprenderao mais a guerrear" (Isaias 2:4; ver também Isaías 11:6-7; D&C 101:26).
  • Um governo justo - O Presidente John Taylor ensinou: "O Senhor será o rei de toda a Terra e toda a humanidade, que estará literalmente sob sua soberania, e todas as nações debaixo dos céus terão de reconhecer a Sua autoridade e curvar-se ao Seu cetro. Quem O servir em retidão comunnicar-se-á com Deus e Jesus; anjos lhe ministrarão e conhecerão o passado, o presente e o futuro. As outras pessoas, que não obedecerem plenamente a sua lei, nem se instruirem plenamente em Seus convênios, terão, contudo de submeter-se plenamente ao Seu governo. Deus reinará na Terra e fará com que se cumpram as Suas leis e que as nnações do mundo Lhe obedeçam de acordo com o que Lhe é direito".
  • Não haverã morte - Durante o Milênio, não haverá morte do modo como a conhecemos hoje. Quando as pessoas chegarem a uma idade avançada não morrerão nem serão enterradas. Em vez disso, num instante, serão mudadas da sua condição mortal para uma condição imortal "num picar de olhos".
  • Todas as coisas serão reveladas - Algumas verdades ainda não foram reveladas. todas as coisas serão reveladas durante o milênio.O Senhor disse que "revelará todas as coisas - coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim - coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo , coiss que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus (D&C 101: 32-34).
  • Outras atividades do Milênio - Em geral, a vida será semelhante à que temos hoje, exceto que tudo será feito em retidão. As pessoas comerão, beberão e usarão roupas. As pessoas continuarão a plantar, a colher e a construir casas (Ver Isaías 65:21)
No final dos mil anos, Satanás será libertado por um curto período. Algumas pessoas se afastarão do Pai Celestial. Satanás reunirá seus exércitos; e Miguel (Adão), as hostes celestiais. Nessa grande batalha, Satanás e seus seguidores serão ewxpulsos para sempre. A Terra será transformada em um reino celestial (Ver D&C 29:22-29; 88:17-20; 110-115).

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ensinamentos do Presidente Harold B. Lee


Quais são os propósitos do plano de nosso Pai Celestial?

O plano é identificado pelo nome e seu própósito supremo está indicado claramente num anúncio feito à Igreja no início desta dispersação do evangelho.

Há mais de um século, o Senhor declarou:

"E assim também mandei ao mundo meu eterno convênio, para ser uma luz para o mundo, para ser um modelo para meu povo e para que os gentios o procurem; e para ser um mensageiro diante de minha face e preparar o caminho diante de mim" (D&C 45:9)

O plano seria um convênio, o que deixa implícito um contrato para ser celebrado por mais de uma pessoa. Deveria ser um padrão para os eleitos do Senhor e beneficiar todas as pessoas do mundo. Seu propósito era atender às necessidades de todos os homens e preparar o mundo para asegunda vinda do Senhor.

Os participantes da elaboração deste plano no mundo pré-mortal foram todos filhos espirituais de nosso Pai Celestial. Nossas mais antigas escrituras, os escritos dos antigos profetas Abraão, Jeremias, afirmam que Deus , ou Eloim, lá estava; Seu Primogênito, Jeová;Abraão, Jeremias e muitos outros de grande importancia também estavam.

Todas as inteligências que foram orgamizadas antes de o mundo existir, que se tinham tornado espíritos, lá estavam, incluíndo muitos grandes e nobres cujo desempenho e conduta na esfera pré-mortal os qualificava para otrnarem-se governantes e líderes para levar avante esse plano eterno (...)

sob a instrução do Pai e a direção de Jeová, a Terra e tudo mais relacionado a ela foram organizados e formados. Els "ordenaram", "vigiaram" e "prepararam" a Terra. Eles "aconselharam-se entre si" no que dizia respeito à criação de todas as formas de vida e de todas as coisas, incluindo o homem , e preparam-na para a realização do plano, que podemos comparar a uma planta arquitetônica, por meio do qual todos os filhos de Deus poderiam ser ensinados e treinados em tudo o que fosse necessário para o divino propósito de levar a efeito, "na glória de Deus", a oportunidade de propiciar a todas as almas a "mortalidade e vida eterna". Vida eterna significa viver permanentemente na esfera celestial onde habitam Deus e Cristo, fazendo todas as coisas que nos são ordenadas (Abraão 3:25).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jejum


O jejum nos ajuda a reconhecer nossa dependencia do Senhor. Quando jejuamos e oramos, afastamo-nos das coisas do mundo. Abrimos nosso coração para conhecer e aceitar a vontade de Deus quanto a nós e nossa família. O jejum também faz com que oremos com mais intensidade.

Ao aumentarmos a espiritualidade do nosso jejum, conseguiremos melhorar o relacionamento com nossos familiares. Podemos também receber grandes bênçãos espitiruais consolo e discernimento.

Sempre que desejamos mudar algo em nossa vida, devemos planejar, preparar e praticar as coisas que ocasionarao tal muança. Esses mesmos princípiosnos ajudarão a melhorar nosso jejum.

Podemos tornar nosso jejum ais significativo quando temos uma razão para jejuar. Muitas famílias e indivídus examinam cuidadosamente o motivo do seu jejum antes de iniciar. Podemos jejuar para:

  1. abençoar alguém (Alma 6:6)
  2. receber força espiritual para sobrepujar um problema;
  3. receber inspiração e revelação (Alma 17:3)
  4. pedir ajuda ou consolo (Helamã, 9:10)
  5. aumetar o amor e a harmonia no lar.
O jejum nos fornece força espiritual por meio da obediência e da fé. Quando jejuamos e oramos, exercitando nossa fé, podemos ser abençoados com o aumento de capacidade e poder de que necessitamos. Quando jejuamos, nosso testemunho se fortalece e tremos o desejo de compartilhá-lo na reunião de testemunhos. Nossos filhos, ao ouvirem e sentirem nosso amor ao evangelho, também crescerão espiritualmente.

Mensagem do Presidente Heber J. Grant


Ao vivermos dentro das nossas possibilidades, evitamos a escravidão das dívidas

Se há algo que traz paz e alegria ao coração humano e à família é viver dentro das possibilidades. E se há algo que traz tristeza, desânimo e desespero é ter dívidas e obrigações que não podemos saldar.

Gostaria de acosnelhar os santos dos últimos dias a comprarem automóveis e outros bens apenas quando tiverem dinheiro para fazê-lo, em vez de empenharem seu futuro (...) Eu gostaria de dizer-lhes que aqueles que não pensam no futuro, que contraem dpividas para atender às necessidades e aos luxos da vida estão assumindo fardos que no futuro cobrarão juros que causarão grandes problemas e humilhação.

Se as pessoas fizerem suas compras à vista, não tivessemm que pagar juros e adquirissem apenas o quepodem comprar, a maioria delas estaria em circunstâncias rezoavelmente confortáveis. (...) Muitas vezes, empenhamos nosso futuro sem levar em conta os imprevistos que podem acontecer: doenças, cirurgias e outros contratempos.

Não temos como saber tudo o que acontecerá no futuro.Mas há algo que podemos saber: se temos dinheiro suficiente em nossas mãos para comprar um rádio, carro ou outra coisa e compramos. Seja qual for o objeto, ele será nosso.

A meu ver, quase todas as dificuldades da maioria das pessoas desapareciam se nelas estivessem dispostas a abandonar ocostume de gastar com roupas caras e voltassem a vistir-se de modo reservado e despretencioso; se deixassem de ir assistir 90 por cento dos filmes a que assistem e voltassem aos hábitos da frugalidade e da economia

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma mensagem importante do Livro de Mórmon


Muitas vezes nos queixamos de nossas vidas, nos consideramos incapazes de cumorir determinada tarefa o trabalho, mas setemos Deus no coração, certamente seremos vitoriosos. Em I Néfi 3:7 há a resposta para quem está desanimado com a vida, acreditando não ser capaz de superar obstáculos ou suportar as pressões do dia-a-dia, resposta que ele deu aos irmãos dele quando estavam prestes a desistir de tomar as placas de ouro das mãos de Labão:


E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu irei e cumrpirei as ordens do Senhor, por que sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual as ordens possam ser cumpridas."

Ensinamentos do Presidente Spencer W. Kimball


"Em sua sabedoria, Deus Sempre impede as tragédias"

O jornal estampava em letras garrafais: "Acidente de avião mata 43. Nenhum sobrevivente da tragédia nas montanhas" e milhares de pessoas repetiam em coro: ""Por que o Senhor permitiu que algo tão terrível acontecesse?"

dois automóveis se chocaram quando um deles desrespeitou o sinal vermelho, e seis pessoas morreram. Por que Deus não impediu esse acidente?

Porque a jovem mãe morreu de câncer e deicou seus oito filhos órfãos? Por que o Senhor não a curou?

Uma criança morreu afogada; outra foi atropelada. Por que?

Um homem morreu subitamente de oclusão coronariana ao subir um lance de escadas. Seu corpo foi achado inerte no chão. Sua esposa bradou em agonia: "Por que? Por que o Senhor fez isso comigo? Por que não levou em conta meus três filhos pequenos que ainda precisavam do pai?"

Um rapaz morreu no campo missionário e as pessoas perguntaram crítico: "Por que o Senhor não protegeu esse jovem enquanto ele estava fazendo trabalho de proselitismo?"


Quisera poder responder essas perguntas com autoridade, mas não posso. Tenho certeza de que um dia compreenderemos e aceitaremos tais situações. Contudo, no presente precisamos buscar entendimento da mmelhor maneira possível nos principios do evangelho.

Foi o Senhor que dirigiu o avião na direção da montanha para tirar a vida dos passageiros ou houve falhas mecânicas ou humanas?


Foi nosso Pai Celeste que provocou a colisão dos carros que levou seis pessoas para a eternidade ou foi culpa do motorista que ignorou as regras de segurança?

Deus tirou a vida da jovem mãe? instou a criança a andar até o canal e guiou no caminho do carro que se aproximava?

O Senhor fez o homem sofrer um ataque cardiaco? A morte do missionário foi prematura? Respondam, se puderem. Eu não posso, pois embora eu tenha consciência de que Deus desempenha papel primordial em nossa vida, não sei o quanto Ele provocza acontecimentos ou meramente os permite. Seja qual for a resposta a essa pergunta, há outra sobre a qual tenho certeza.

O Senhor poderia ter evitado essas tragédias? A resposta é afirmativa. O Senhor é onipotente, com todo o poder para controlar nossa vida,poupar-nos das dores, evitar todos osacidentes, guiar todos os aviões e carros, alimentar-nos livrar-nos de trabalho, esforços doenças e até mesmo da morte, caso deseje. Mas ele não o fará.

Devemos compreender isso e nos dar conta de como seria insensato proteger nossos filhos de todos os esforços, decepções, tentações, tristezas e sofrimentos.


A lei básica do evalngelho é o livre - arbítrio e o progresso eterno. Forçar-nos a ser cuidadosos ou justos seria o mesmo que anular essa lei fundamental e tornaria o crescimento impossível.



I corintios 13



O amor

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seris como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuissetoda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indescência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias. serão aniquiladas;havendo línguas cessarão, havendo ciência, desaparecerá.

Porque, em parte conhecemos, e em parte, profetizamos;

Mas quando vier o que é perfeito, então o que o é parte será aniquilado.


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas do menino.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas enão veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

E agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três. o maior destes é o AMOR.

domingo, 4 de setembro de 2011

Ir a Igreja e prestar testemunho

Hoje é o primeiro domingo do mês e eu não pude ir àIgreja prestar meu testemunho, pois meu filho está doente. Mesmo não indo, quero aproveitar a oportunidade e prestar meu testemunho aqui mesmo.

Jesus Crsito vive, ele é o nosso Salvador e Redentor. Ele tem um amor incomensurável por cada um de nós, tão grande que muitas vezes nem percebemos e nem correspondemos.

Eu sou grata ao Pai Celestial e a Jesus Cristo pelass bênçãos que tem derramado sobre a minha família. Sou grata ao Pai Celestial por tudo.

Sei que oLivro de Mórmon, a Biblia, Doutrina e Convênio, Pérrola de Grande Valor são escrituras sagradas. Que temos um profeta vidente e revelador que nos guia nos tempos atuais.

E que um dia, se formos fiéis e seguirmos os seus ensinamentos, seremos exaltados. Em nome de Jesus Cristo, Amém.

Valores Eternos


"Eis que eu vos digo que Ele (Deus) não muda; se mudasse, deixaria de ser Deus , e não deixa de ser Deus"(Mórmon 9:19)


Nossos valores determinam a importancia que damos a tudo que está em nossa volta. Eles ditam nossas atitudes e ações em relação à família, aos amigos, aos bens materiais, às atividades na Igreja, e a todas as outras facetas da vida.


Todos os dias nos defrontamos com circusntancias e escolhas que põem à prova nossos valores pessoais e requerem decisões que fortalecem ou enfranquecem tais valores. Precisamos avaliar as influências sofridas por nosso valores e metas. Nossos valores podem ser ditados pelos padrões instáveis e transitórios do mundo, ou determinados pelos padrões imutáveis e eternos do Senhor.

Quando nos comprometemos verdadeiramente com o valores centralizados em Cristo, nossa vida torna-se sujeita a incertezas, confusõoes e erros. OÉlder Royden G. Derrick explicou: "(O Senhor) diz, falando da humanidade: ' Pois se desviarem dos meus estatutos, e quebraram o meu eterno convênio'.Depois continua: ' Não buscam ao Senhor para estabelecer a sua justiça, mas cada um segue o seu próprio caminho' (D&C 1:15-16). Isso é tão verdadeiro! Quando cada um toma sua própria decisão a respeito do que é certo e que que é errado, temos tantos sistemas de valores diferentes que não podemos, de forma alguma, ser como Jesus nos ordenou...Quanta gente temos espalhada pelo mundo todo, que tenta estabelecer suas próprias regras, seus próprios sistemas de valores, e determinar o que é certo e o que é errado a respeito da verdadeira filosofia e Evangelho do Senhor Jesus Cristo?"

Independentemente das influências do mundo, nós, como santos dos últimos dias, devemos escolher valores consistentes com o Evangelho de Jesus Cristo. Agindo assim, teremos uma base sólida para nossa vida, uma base de valores eternos imutáveis.

Todos sabem que, na construção de edifícios, alicerces sólidos são essenciais para sua estabilidade. Antigamente, usavam-se grandes pedras para proporcionar essa estabilidade. As grande pedras que uniam os cantos eram conhecidas como pedras angulares e forneciam apoio ou suporte adicional. O Presidente Gordon B. Hinckley explicou que a Igreja esta construída sobre sólidas pedras angulares:

"Nós temos pedras angulares sobre as quais esta grande Igreja dos ´´ultimos dias foi estabelecida e edificada pelo Senhor, num encaixe perfeito. Esses grandiosos dons de Deus são as inabaláveis pedras angulares que fundamentam A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como o testemunho e convicção individual dos membros:
  1. a realidade e divindade do Senhor Jesus Cristo como o Filho de Deus;
  2. a sublime visão do Pai e do Filho concedida ao Profeta Joseph Smith, dando início à dispensação da pelnitude dos tempos;
  3. o Livro de Mórmon como palavra de Deus, proclamando a divindade do salvador;
  4. o sacerdócio de Deus devidamente conferido, para ser exercido em justiça para o bem dos filhos de nosso Pai.
Cada uma dessas pedras angulares se prende à outra ligadas por um alicerce de apóstolos e profetas, todas unidas à principal pedra angular, Jesus Cristo (...)
(...) (esta Igreja está) inamovivelmente edificada socbre um fundamento de apóstolos e profetas, com pedras angulares de inabalável firmeza, assentadas por Ele para a realização de Seus propósitos eternos, tendo Jesus Cristo como principal pedra de esquina".

Estabelecido esses valores, com base nos princípios do Evangelho, precisamos aplicá-los à nossa vida. A aplicação diária de nossos valores é um desafio constante. Perguntemos a n´s mesmos como aplicar o que sabemos ao nosso modo de vida. OÉlder M. Russell Ballard perguntou: "Já haveis estabelecido vossas prioridades? Estão elas claramente definidas em vossa mente? Estavam claras quando vos levantastes esta amnhã. e estarão claras amanhã de manhã em todas as manhãs? (...)

(...)Neste momento, confrotamo-nos com a pergunra: 'Vale a pena?' Vale a pena guardar todos os mandamentos? Vale a pena ser moralmente puro? Vale a pena guardar a Palavra de Sabedoria? Vale a pena ser honesto no trabalho (...) e em todos os negócios? Vale a pena pagar dízimos e ofertas? Vale a pena servir fielmente onde formos chamados?"

O Élder Ballard oferece uma resposta direta a essas perguntas:

"quando compreendemos algumas idpeias que o Senhor nos deu nas escrituras, facilmente concluimos que 'sim, vale a pena' (...)

Em todos os momentos de cada dia enfrentamos decisões baseadas no treinamento que recebemos no lar e na Igreja. As diretrizes são claras, e nossa visão deve estar posta na meta de longo alcance que é qualificar-nos para herdar o mais alto grau de glória no reino celestial".

Quando alicecarmos nossa vida nos valores eternos do evangelho, nós estamos moldando segundo a vida do Salvador.O élder William R. Bradford disse: "Nosso Meste, Jesus Cristo estabeleceu um modelo em todas as coisas, e com este decreto conclamou todos os homens a segui-lo: 'Em vedade, em verdade vos difo que este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as boras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, essas também fareis; porque alquilo que me vistes fazer, isso mesmo fareis'."

O desafio é moldar nossa vida segundo a do Salvador dura a vida inteira. Tornar-se como Ele é requer esforço. Seus valores, imutáveis e eternos, deverão, no final, tornar-se nossos.